Oportunidades Acadêmicas

Ensino

A Universidade mantém o Programa de Monitoria e Tutoria, selecionando monitores e tutores dentre os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação, nos níveis I e II, respectivamente, que demonstrem capacidade de desempenho em disciplinas já cursadas. A seleção dos monitores e tutores será de acordo com as normas em vigor, aprovadas pelo CEPE.

Pesquisa

O curso de Engenharia Civil da UFV, com 34 anos de existência, é um curso consolidado. Os docentes que atuam no curso, vinculados aos diferentes Centros de Ciências, possuem formação compatível para desenvolverem atividades formais de ensino, pesquisa e extensão, respeitando sua área de atuação. Além do ensino, muitos professores fazem parte de bancas avaliadoras de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado e bancas de concursos públicos para provimento de vagas docentes, nesta e em outras instituições de ensino superior. Igualmente, participam como consultores externos na avaliação de projetos de pesquisas junto aos órgãos financiadores, como consultores ad hoc na revisão de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, como avaliadores do MEC das condições de ensino de outros cursos no país e recredenciamento de funcionamento de instituições de ensino superior, além de ministrarem palestras no país e no exterior. Vários desses docentes são contemplados com bolsa de produtividade em pesquisa por órgãos/instituições financiadores de pesquisa como Fapemig e CNPq, como premiação pelo desenvolvimento de pesquisas em quantidade e principalmente, qualidade, além da formação de recursos humanos.

As atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes do curso são geralmente vinculadas à participação, direta ou indireta, de discentes de graduação, o que também contribui positivamente para a avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes/MEC. O curso de Engenharia Civil da UFV conta com um corpo docente que ministra disciplinas diretamente relacionadas com sua área de formação.

Nos últimos cinco anos (2005 a 2009), foram conduzidos centenas de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores envolvidos no curso de graduação em Engenharia Civil. Nestes projetos estão incluídas pesquisas de estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, pesquisas integradas com outras instituições e pesquisas individuais dos professores. Aproximadamente 64% dos projetos obtiveram financiamento de distintos editais publicados pelas principais agências financiadoras brasileiras (Fapemig, Capes, Finep, CNPq), além de empresas da iniciativa privada, dentro do Departamento de Engenharia Civil. Estes números refletem a expressiva participação dos docentes do Departamento de Engenharia Civil em pesquisas nos diversos setores de formação do Engenheiro Civil, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional, o que coloca a UFV e o curso de Engenharia Civil em destaque entre as universidades no âmbito das atividades de pesquisa.

O Departamento de Engenharia Civil da UFV oferece três cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Desta forma, as propostas de pesquisas dos docentes do curso envolvem diferentes áreas destas profissões. Porém, no Departamento de Engenharia Civil, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil contempla linhas de pesquisa específicas da formação profissional nas três Engenharias mencionadas.  A relevância dos trabalhos dos docentes da UFV em atividades de pesquisa é constatada pelo número de trabalhos científicos publicados em diversos meios de divulgação. Considerando todos os professores envolvidos no Curso de Engenharia Civil (que incluem professores de outros departamentos), nos últimos três anos foram publicados 38 livros, 131 capítulos de livros, 70 artigos em revistas internacionais, 294 artigos em revistas científicas nacionais, 611 artigos completos em congressos nacionais e internacionais, 81 resumos expandidos em congressos nacionais e internacionais e 242 resumos em congressos. Considerando apenas artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros, a produção média anual de artigos científicos por todos os docentes do curso nos últimos três anos foi cerca de 180 trabalhos. Esta dedicação dos docentes para a pesquisa científica produz impactos positivos na capacitação dos professores e na formação acadêmica, investigativa, científica e crítica dos estudantes.

A participação de estudantes de graduação nas atividades de pesquisa é na forma de bolsistas ou como voluntários. Os docentes e discentes do curso têm uma participação considerável nos programas institucionais de fomento à Iniciação Científica da UFV (PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPEMIG, FUNARBIC, PIC/UFV/Caixa, BIC Junior, PIBITI/CNPq, UFVCredi). Nesses programas, o Estudante apresenta um projeto de pesquisa, orientado por um docente, e para sua execução recebe uma bolsa de Iniciação Científica. Os projetos de pesquisa podem ser de quaisquer áreas do conhecimento, não havendo restrições. Para cada um desses programas institucionais há um edital anual. Essas bolsas são distribuídas obedecendo-se às normas contidas nesses editais, com os candidatos sendo avaliados também pelo seu rendimento durante o curso. Isso estimula, desde cedo, o melhoramento do ensino de graduação, uma vez que o candidato necessita de um coeficiente de rendimento mínimo para concorrer. No período de 2007 a 2009, foram contemplados 37 estudantes do curso de Engenharia Civil com bolsa de iniciação científica, o que representa uma média anual de, aproximadamente, 12 bolsas, ou seja, 4% dos estudantes matriculados no curso possuem bolsa de iniciação científica, orientados por professores do Departamento de Engenharia Civil. Não estão contabilizados os estudantes do Curso de Engenharia Civil que possuem ou possuíram bolsas com professores de outros departamentos ou aqueles contemplados com bolsas via projetos de pesquisa individuais financiados por órgãos nacionais de pesquisa.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) desenvolve, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq), um simpósio anual de iniciação acadêmica, no qual são apresentados os trabalhos desenvolvidos. Nestes seminários há apresentações orais e de pôsteres, com premiações para os melhores trabalhos.

Dentro da política institucional, uma premiação anual é conferida a um trabalho de cada Departamento da Universidade. Deste modo, qualquer Estudante de graduação bolsista do Departamento de Engenharia Civil pode participar desta premiação.

A participação do discente como bolsista ou voluntário nas atividades de pesquisa aumenta a interação com os estudantes da pós-graduação e com os docentes.  Esta interação cria uma mentalidade de trabalho em equipe, além de despertar a percepção dos estudantes na busca e geração de informação, além de descobrirem outra área de inserção profissional: a atuação do Engenheiro Civil em atividades de pesquisa.

 Extensão

Anualmente, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, cerca de 100 bolsas de extensão são distribuídas aos estudantes da universidade dentro do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex), visando atender a projetos de extensão universitária, com financiamento a partir de recursos da própria Instituição, seguindo os mesmos padrões para a Iniciação Científica.

No SIA são também apresentados trabalhos de extensão, na forma oral e de painel, à semelhança dos trabalhos de iniciação científica. No que se refere às apresentações em forma de painel, nos últimos três anos (2007, 2008 e 2009) foram apresentados respectivamente 2, 1 e 1 trabalhos de extensão, enquanto na forma de apresentação oral foram apresentados 3 trabalhos, sendo um a cada ano, por estudantes do curso de Engenharia Civil da UFV. Diferentemente do que foi relatado quanto aos trabalhos de iniciação científica, o número de trabalhos de extensão apresentado por estudantes do curso de Engenharia Civil da UFV ainda é pequeno.

Empresa Júnior

A Empresa Júnior de Engenharia Civil, (Edifica Consultoria), é formada por alunos do curso de Engenharia Civil que são orientados por um professor do departamento para a realização de projetos. Possui como filosofia de trabalho capacitar ainda mais os estudantes de Engenharia Civil nos âmbitos técnico e profissional, inserindo os membros no contexto empresarial e possibilitando a realização de projetos que complementam a graduação, formando líderes empreendedores. É uma associação civil sem fins lucrativos que possui os valores: agir como um time, sentimento de dono e transparência. Tem a visão de ser uma empresa conectada, reconhecida na sociedade e no Movimento Empresa Júnior(MEJ), através da realização de projetos.

Estágios

Os estágios são institucionalizados e controlados pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, que possuem mecanismos de acompanhamento, onde os estudantes são avaliados por seus orientadores, contando com a supervisão de um docente do DEC. Todos os cuidados legais são tomados em obediência à legislação que regulamenta o assunto. Ao final do estágio, os estudantes apresentam um relatório onde descrevem as atividades realizadas e também realizam uma avaliação do mesmo. Este relatório é avaliado pelo supervisor e discutido com o estudante, o que se torna oportunidade enriquecedora de aprendizado. Esta atividade tem-se tornado, algumas vezes, oportunidade de entrada no mercado de trabalho.

Destacam-se as oportunidades de estágio criadas pelos projetos de extensão da UFV para atendimento às comunidades carentes da região de Viçosa e também os estágios voluntários que alguns estudantes desenvolvem desde o início do curso, o que possibilita aplicar e/ou perceber a utilidade de conteúdos teóricos, mesmo que ainda abstratos para o início de sua formação, contribuindo para evitar a perda do conteúdo teórico pelo distanciamento entre disciplinas básicas e aplicadas. Assim, a sedimentação de conteúdos se dá por meio da repetição e efetiva utilização do conhecimento.

Na UFV, além de diferentes departamentos, laboratórios ou ambientes que o estudante do curso de graduação em Engenharia Civil pode também realizar estágios, a Diretoria de Obras, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Administração, é um ambiente importante para os estagiários, assim como as empresas que executam obras na própria UFV, pelo que podem auxiliar e aprender.


Endereço

Avenida P.H Rolfs, S/N, Campus Universitário, 36570-900, Viçosa- MG
Departamento de Engenharia Civil
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – Universidade Federal de Viçosa
Tel.: (31) 3612-6101
E-mail: coordenadec@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados