Futuro Estudante
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), órgão máximo de deliberação no plano didático-científico da Universidade, aprova anualmente o Regime Didático de Graduação da UFV. A Pró-Reitoria de Ensino publica anualmente o Catálogo de Graduação, que contém o Regime Didático vigente e as matrizes curriculares de cada curso, as ementas, o corpo docente, dentre outras (http://www.ufv.br/pre/).
A partir de 1999, o DEC oferece 60 vagas anuais para o Curso de Engenharia Civil, que são preenchidas por meio de processo seletivo de natureza classificatória. O edital para inscrição no vestibular com os requisitos de ingresso e admissão são amplamente divulgados e de conhecimento público. Os estudantes da Engenharia Civil são oriundos de várias partes do Estado de Minas Gerais, principalmente do interior, do Estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, dentre outros.
Outra forma de admissão e ingresso na UFV é através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), instrumento de cooperação educacional, científica e tecnológica que o governo brasileiro oferece a outros países. As vagas oferecidas, anualmente, pela Universidade, especificamente para esse programa, são preenchidas por estudantes indicados pelo Ministério da Educação e Ministério de Relações Exteriores.
O preenchimento de vagas não ocupadas após a matrícula inicial dos estudantes aprovados nos processos seletivos de ingresso na UFV se dá através de admissão pelo Concurso de Vagas Remanescentes podendo ocorrer por uma das seguintes modalidades:
- Mudança de curso;
- Transferência entre Campi da UFV e de outra instituição;
- Portador de diploma de curso de graduação;
- Rematrícula.
O número de vagas remanescentes que serão preenchidas bem como os critérios de seleção são publicados semestralmente pela Pró-Reitoria de Ensino na forma de edital.
A UFV promove o intercâmbio estudantil pelo oferecimento de vagas em disciplinas para o Programa de Mobilidade Acadêmica e Convênios de Estudantes Estrangeiros, as quais são preenchidas de acordo com as normas dos convênios vigentes com a UFV.
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) é a entidade promotora das ações de assistência estudantil na UFV, visando sempre melhorias na qualidade de vida, inclusão social e formação plena de cidadãos. Sua estrutura organizacional compreende: Divisão de Assistência Estudantil, Divisão de Saúde, Divisão Psicossocial, Divisão de Alimentação, Divisão de Esporte e Lazer e o Serviço de Bolsa, oferecendo aos estudantes de graduação, além das bolsas de permanência na UFV, oportunidade de desenvolver atividades esportivas, artísticas, culturais e de cidadania.
Com relação à assistência estudantil, a UFV oferece os seguintes benefícios: Bolsa Moradia, Bolsa Trabalho e Bolsa Solidária. Esses auxílios são para estudantes, regularmente matriculados na UFV, tendo por objetivo contribuir para a sua permanência e o seu bom desempenho acadêmico. No site da UFV são encontradas informações sobre as modalidades de auxílio.
A Universidade mantém o Programa de Monitoria e Tutoria, selecionando monitores e tutores dentre os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação, nos níveis I e II, respectivamente, que demonstrem capacidade de desempenho em disciplinas já cursadas. A seleção dos monitores e tutores será de acordo com as normas em vigor, aprovadas pelo CEPE.
A Divisão de Alimentação é responsável pelo Restaurante Universitário (RU). O RU oferece café da manhã, almoço e jantar para os estudantes.
A UFV disponibiliza, gratuitamente, aos seus alunos atendimento médico ambulatorial na Divisão de Saúde da Universidade. Esta Divisão conta com uma equipe de profissionais que presta assistência médica, odontológica, nutricional, psicológica e fisioterápica. Para dar suporte e qualidade aos atendimentos, a estrutura da Divisão conta com Laboratório de Análises Clínicas, Raios-X e serviços de enfermagem.
O Serviço Psicossocial tem por finalidade orientar alunos, servidores e seus dependentes nas áreas preventivas de: saúde, social e psicológica, promover a reintegração do servidor nas suas atividades profissionais, elaborar análises sócio-econômicas de servidores e assessorar os órgãos da UFV em assuntos de sua competência.
Todos os estudantes recebem seguro anual contra acidentes pessoais, que cobre morte acidental, despesas médicas, odontológicas e hospitalares e invalidez.
A Liga Universitária Viçosense de Esportes (LUVE) é o órgão de representação das atividades esportivas da UFV. Está vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários – PCD, por meio do Serviço de Esporte e Lazer, do qual recebe subsídios para manutenção de suas atividades. A LUVE se responsabiliza pelo esporte na Universidade e tem como principal objetivo a difusão da prática desportiva em caráter competitivo, visando à participação em competições estaduais e nacionais. A LUVE é constituída por professores e alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFV. São oferecidos treinamentos semanais em diversas modalidades esportivas para centenas de atletas.
Em Viçosa, a graduação em engenharia civil conta com a sua própria empresa júnior: a Edifica Consultoria. A empresa é formada por alunos do curso de engenharia civil da UFV (campus Viçosa) e seus membros são selecionados por meio de processo seletivo que ocorre no início de cada semestre ímpar. Além disso, a empresa é organizada seguindo um padrão de estrutura formal: a presidência, composta por presidente e vice-presidente supervisiona as atividades das diretorias administrativo-financeira, marketing, projetos, recursos humanos e relações públicas. A Edifica é responsável por fornecer aos alunos uma melhor experiência acadêmica, promovendo cursos e palestras que acrescentem na formação profissional do mesmo. Além disso, realiza alguns projetos para a comunidade viçosense a fim de possibilitar o desenvolvimento da região e proporcionar ao estudante uma oportunidade de enriquecer a sua graduação, colocando em prática os conceitos aprendidos em sala de aulas.
O corpo discente tem representação, com direito a voz e voto, nos Órgãos Colegiados da Universidade, na forma do Estatuto e do Regimento Geral, compreendendo: CEPE, CONSU, CTG, Câmara de Ensino, Colegiado de Departamento, Coordenação de Curso, dentre outros. Esta representação tem por objetivo promover a cooperação com os demais segmentos da comunidade universitária, visando o aprimoramento institucional. Os órgãos de representação do corpo discente são o Diretório Central dos Estudantes (DCE), no plano da Universidade, e os Diretórios Acadêmicos (DA) e Centros Acadêmicos (CA), nos planos dos cursos. Na UFV, a maioria dos cursos possui sua entidade representativa, seja ela DA ou CA. Os objetivos do DA, dentre outros, são promover maior interação entre os alunos do curso; promover atividades de cunho social, político, artístico, esportivo, voltadas ao aprimoramento intelectual e social além de atuar na elevação do nível de ensino e na construção de uma escola humana e democrática.